As Atividades Lúdicas estão relacionadas ao Ludismo, ou seja, atividades que estão relacionadas ao ato de brincar, a jogos e divertimento. O lúdico é uma ferramenta importante no aprendizado. As crianças precisam saber que o aprendizado pode ser divertido. Veja como as atividades lúdicas podem ajudar na alfabetização.
Primeiro, aprenda a diferença entre Alfabetização e Letramento. A alfabetização é a fase em que se inicia a formação intelectual e pessoal da criança. É preciso estimular a criança e deve-se trabalhar o lúdico, estimulando o aprender e o ensinar. As atividades lúdicas criam um ambiente alfabetizador.
Já o letramento é ler, compreender e interpretar o conteúdo, poder discutir o tema. É um passo além da alfabetização. O uso da palavra “letramento” é recente na área de educação.
A criança é um ser cheio de energia e curiosidade. Muitas vezes o brincar é visto como improdutivo mas, na verdade, permite que a criança vivencie experiências, crie maneiras de socialização, de expressão, etc.
Vygotsky, estudioso da área, afirma que é possível compreender a passagem de um estágio de desenvolvimento da criança para outro, somente através das brincadeiras que ela realiza.
Brincar é uma necessidade da criança. As escolas podem pensar sobre a importância do lúdico para as crianças, e como aproveitá-lo na alfabetização.
As atividades lúdicas ajudam a criança a desenvolver: coordenação motora, atenção, expressão corporal, movimento ritmado, etc.
O lúdico traz benefícios para a criança. Veja:
- Físico: ele preenche as necessidades de crescimento e competitividade da criança;
- Intelectual: o brinquedo ajuda a desinibição da criança e produz uma excitação mental fortificante;
- Social: o lúdico permite que as crianças simbolizem uma realidade que ainda não alcançaram;
- Didático: ele transforma os conteúdos cansativos em atividades interessantes.
Jogos na Alfabetização
O jogo pode ser um instrumento pedagógico, ele pode despertar o interesse pelo tema estudado.
O uso de jogos variados pode ser um ótimo mecanismo de alfabetização. Ele propõe estímulo ao interesse do aluno, desenvolve diferentes níveis de sua experiência pessoal e social, além de desenvolver e enriquecer sua personalidade. O jogo também é necessário para o desenvolvimento das crianças, uma vez que ele estimula sua criatividade e habilidades sociais.
Através de jogos os alunos aprendem a interpretar textos, expor ideias e explorar seus conhecimentos para outras áreas.
O professor possui um papel fundamental no processo de ludicidade. Com uma base sólida tanto teórica quanto pedagógica, o professor vai ter mais segurança para a aplicação do lúdico em sala de aula. As atividades com o lúdico devem ser planejadas. O educador deve adequar o tipo de atividade ao conteúdo a ser trabalhado, para se alcançar os objetivos propostos.
Em resumo, o jogo pode ser usado como facilitador na aquisição da linguagem. A aprendizagem através do lúdico é ativa e dinâmica.
Gostou deste assunto? Para aprender mais sobre o lúdico, acesse o Curso de Atividades Lúdicas, da Ensino Nacional. Se você deseja trabalhar com o lúdico em sala de aula, ou se apenas deseja saber mais sobre este assunto, este é o curso certo para você.
Você pode acessar também o Curso de Ludicidade e o Curso de Brincadeiras para Recreação Infantil para complementar seus estudos. Ao final do curso, a Ensino Nacional fornece Certificado, com até 420 horas! Ele é entregue na sua casa e é válido em todo o território nacional. Aproveite a super promoção e tenha acesso a a mais de 600 cursos, sem nenhum custo adicional, e por um preço super acessível!
Acesse o curso:
Imagens do curso:
(imagem ilustrativa de uma parte do módulo do curso)
(imagem ilustrativa de uma parte do módulo do curso)
Abaixo deixamos algumas sugestões de artigos que podem lhe interessar: