Nova Ortografia

Tranquilo ou tranqüilo? Leem ou Lêem? Tire suas dúvidas sobre o novo acordo ortográfico neste artigo!

Desde o início de 2016 está em vigor o Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. Ele veio para simplificar as regras ortográficas dos países que adotam o português como língua oficial.

Unificando estas regras, é possível diminuir ou eliminar obstáculos em relação à escrita.

Uma dificuldade comum que as pessoas sentem é que, uma vez que assimilam uma regra, é difícil substituí-la. O ideal é que, se surgiram dúvidas, se consulte o Novo Acordo.

ensino-nacional-curso-comunicacao-escrita-infra


História

Você sabia que até 1911 Brasil e Portugal compartilhavam a mesma ortografia? Neste ano, Portugal aprovou uma reforma ortográfica sem acordo com o Brasil, e desde então, há duas ortografias diferentes nestes países.

Com o passar dos anos, tentou-se estabelecer uma grafia em comum, até que, em 1931, foi feita a primeira tentativa. Em 1945 houve um novo acordo, mas foi revogado pelo Brasil. Entre o ano de 1971 e 1973, há um novo entendimento, o que corrigiu cerca de 70% das diferenças ortográficas.


Mudanças

Veja as principais mudanças na ortografia com o Novo Acordo:

  • Alfabeto: oficialmente incorporou-se as letras K, W, Y;
  • Trema: não se usa mais. Permanece apenas para nomes próprios e derivados de língua estrangeira. Logo, a palavra tranqüilo, do início do texto, escreve-se agora tranquilo.

Acentuação – veja as principais mudanças:

  • Não se acentuam mais os ditongos abertos “éi” e “ói” nas palavras paroxítonas. Ex: alcatéia – alcateia; idéia – ideia.
  • O o I e U tônicos das paroxítonas depois de ditongo,  não são mais acentuados. Ex: taoísta – taoista; feiúra – feiura.
  • Perdem o acento circunflexo as palavras que terminam em êem ou ôo(s). Ex: crêem – creem; lêem – leem; enjôo – enjoo.
  • Não tem mais o acento diferencial em palavras homógradas (mesma grafia). Ex: pára (verbo parar) – para; pêlo (substantivo) – pelo. No caso da palavra forma/fôrma, o acento é facultativo. Atenção: o acento que diferencia o singular e o plural continua para os verbos Ter e Vir.

Hífen – veja algumas mudanças:

  • Sempre haverá hífen antes de H. Ex: sobre-humano; anti-higiênico. (A palavra “subumano” é uma exceção.)
  • Prefixo terminado por vogal e a palavra seguinte se inicia por vogal diferente não se usa hífen. Ex: auto-escola – autoescola; infra-estrutura – infraestrutura.
  • Não tem mais hífen em palavras que começam por “R” ou “S” + prefixo terminado em vogal. Ex: anti-rugas – antirrugas; ultra-som – ultrassom.
  • Usa-se hífen em prefixos que terminam em vogal + palavra que se inicia pela mesma vogal. Ex: microondas – micro-ondas.
  • Usa-se hífen em prefixos terminados em consoante se a palavra seguinte iniciar com a mesma consoante. Ex: inter-racial.
  • Não há hífen em prefixos que terminam por consoante + palavra que se inicia por vogal. Ex: hiperativo.
  • Usa-se hífen para os prefixos pré, pró, pós, recém, além, aquém, ex, sem. Ex: recém-nascido.
  • Não se usa hífen em palavras que não tem mais a noção de composição. Ex: pára-quedas – paraquedas.

Letras Maiúsculas

Tiveram seu uso simplificado. Elas são obrigatórias para: nomes próprios; nomes de festas; designar pontos cardeais; siglas; letras iniciais de abreviaturas; títulos de periódicos.


Tirou suas dúvidas sobre a nova ortografia? Não se esqueça que os concursos aplicados a partir de 2016 já pedem a nova ortografia. Este artigo mostrou algumas das principais mudanças, mas se você deseja se aprofundar no assunto, acesso o Curso de Comunicação Escrita e Revisão Gramatical, na Ensino Nacional.

Nele, você poderá aprender mais sobre as mudanças nas regras gramaticais da Língua Portuguesa. Se o seu objetivo for prestar concursos, não deixe de conferir o Curso de Português para Concurso. Todos os cursos seguem a mesma didática fácil e interativa, para proporcionar um melhor aprendizado.

Em todos os cursos a Ensino Nacional fornece o Certificado, com até 420 horas! O certificado é aceito em todo o território nacional. Tudo isto por um preço super acessível. Acesse agora mesmo! Ao realizar sua matrícula em um dos cursos você terá acesso a mais de 600 cursos, sem nenhum custo adicional!

Acesse o curso:

Curso de Comunicação Escrita e Revisão Gramatical

Imagens do curso:

ensino-nacional-curso-comunicacao-escrita-ortografia(imagem ilustrativa de uma parte do módulo do curso)

ensino-nacional-curso-comunicacao-escrita-acentuacao(imagem ilustrativa de uma parte do módulo do curso)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *