As principais endemias no Brasil

Você sabe o que é Endemia? Endemia são doenças infecciosas que afetam uma determinada região de forma constante.ensino-nacional-curso-controle-de-endemias-imagem-2

Neste artigo vamos conhecer quais foram as principais endemias que afetaram o Brasil ao longo dos anos.

Malária

A malária figura entre as doenças que mais infectaram as populações mundo afora, sendo transmitida pela picada da fêmea do mosquito Anopheles Darlingi.

Em virtude de campanhas bem realizadas para o combate desta doença, as suas versões mais infecciosas foram erradicadas entre os anos de 1940 e 1950.

A região mais afetada pela doença no Brasil é a região Amazônica.

Leishmanioses

Existem diversas variações desta doença, a seguir vamos ver algumas delas:

  • Cutânea

É transmitida pelo Mosquito Palha, cujo nome real é Flebotomíneos, é muito perigosa, podendo causar deformações físicas em suas vítimas, pode atingir qualquer pessoa, indiferente de idade e sexo.

  • Mucocutânea

É uma das versões mais perigosa desta doença, é transmitida pelo vetor Leishmaniose Brasiliensis, ela causa o surgimento de úlceras em regiões do lábio, na mucosa nasal, entre outros locais.

  • Visceral

Conhecida como Calazar, seu principal vetor é o Tripanossomatídeo Leishmania Chagasi, que, infelizmente, tem o melhor amigo do homem como principal reservatório, sim, o cãozinho doméstico é seu principal portador, ela é uma doença que causa febres muito altas, com longa duração, podendo levar a pessoa ao óbito.

Esquistossomose

Conhecida como “Barriga d’água”, ou “Doença do Caramujo”, esta doença é causada pelo verme Schistosoma Mansoni e está presente principalmente em regiões onde o Tratamento Sanitário é precário, como em locais com ausência de Saneamento Básico.

Ela ataca o baço e o fígado, caso não seja tratada poderá levar a pessoa ao óbito.

Febre Amarela

Originária dos Primatas não humanos, ela é transmitida pelo Aedes Aegypti, o mesmo transmissor da Dengue, e causada por um vírus, o Flavivirus.

Não existem medicamentos específicos para esta doença, sendo recomendado a hidratação e o uso de Antitérmicos, mas este não deve conter Ácido Acetilsalicílico, pois é um anticoagulante, podendo assim causar uma grave hemorragia.

Dengue

Esta é uma doença gravíssima! Não existe até hoje um tratamento adequado para seus sintomas, sendo recomendado o uso de analgésicos e antitérmicos.

Ela é transmitida pelo Aedes Aegypti, sendo considerada um problema mundial de saúde, ela é classificada em Estágios.

Assim como nos casos de febre amarela não é recomendado o consumo de remédios que possuam o anticoagulante Ácido Acetilsalicílico, pois também corre o risco de causar uma grave hemorragia.

Tracoma

É uma doença causada pela bactéria Chlamydia Trachomatis, e afeta os olhos da pessoa, ela atinge principalmente as crianças, sendo transmitida através do contato com secreções dos olhos de pessoas contaminadas, esta transferência pode ocorrer ao compartilhar itens de uso pessoal e em ambientes coletivos, como escolas e creches, sua principal prevenção é a higiene, o hábito de lavar as mãos, lavar o rosto, não utilizar toalhas de outra pessoa, não coçar os olhos com as mãos sujas, são fundamentais para evitar o contágio.

Doença de Chagas

Ela é transmitida pelas fezes do inseto Barbeiro, que é o vetor do protozoário parasita Trypanosoma Cruzi. O nome Doença de Chagas se deve ao nome de seu descobridor, o cientista Carlos Chagas. Por não existir um tratamento adequado, muito menos vacina, a prevenção é o mais recomendado.

Hanseníase

Esta doença é causada pela bactéria Mycobacterium leprae, antigamente esta doença era conhecida como Lepra, também recebe os nomes de Morféia ou Mal-da-Pele. Ela ataca principalmente a pele, mas também os olhos e os nervos, raras as vezes os órgãos, ela possui tratamento, sendo mais efetivo quanto antes descoberta a doença. Seus principais sintomas são manchas pelo corpo, sendo avermelhadas, esbranquiçadas ou amarronzadas, o inchaço das mãos e dos pés também são sintomas.

Tuberculose

Ela é capaz de atingir todos os órgãos do corpo humano, mas ataca em especial o pulmão, é causada pela bactéria Mycobacterium Tuberculosis, possui tratamento efetivo, porém, o medicamento utilizado apresenta alguns efeitos colaterais, sendo recomendado o acompanhamento médico durante o tratamento.

Cólera

Causada pela bactéria Vibrio Cholerae e transmitida por meio da água e de alimentos contaminados, ela ataca o intestino dos seres humanos.

A melhor prevenção é a higiene, lavar bem os alimentos e evitar contato com água de enxurradas.

ensino-nacional-curso-controle-de-endemias-imagem-3

Extra: Zika Vírus

Além de todas estas endemias o Brasil está prestes a enfrentar mais uma, o Zika vírus, este vírus foi descoberto em 1947 em Uganda, África, mas chegou ao brasil apenas em meados de 2014 e aqui encontrou um cenário perfeito para sua proliferação, já que o seu vetor é o Aedes Aegypti, um velho conhecido do povo brasileiro, presente em todo país.

Diversos profissionais e entidades já emitiram alerta sobre uma possível endemia de Zika em nosso país, até mesmo na América Latina, pois, além da existência abundante do mosquito, nossa população nunca esteve em contato com este vírus ao longo da história, o que nos torna pouco imunes.


Estas são as principais endemias que afetaram, e algumas ainda afetam, o Brasil. Gostaria de conhecer mais sobre as Endemias? A Ensino Nacional oferece o Curso de Controle de Endemias, que através de uma didática interativa e intuitiva proporcionará ao estudante diversos conhecimentos sobre este tema de forma clara e objetiva.

Todos os cursos da Ensino Nacional fornecem o Certificado, com até 420 horas! Ao realizar seu cadastro em um dos cursos você passará a ter acesso a mais de 600 cursos em diversas área do conhecimento! E tudo isso por um preço Super acessível, confira no link abaixo.

Link para o curso:

Curso Controle de Endemias

Imagens do curso:

ensino-nacional-curso-controle-de-endemias-imagem-do-curso-1 ensino-nacional-curso-controle-de-endemias-imagem-do-curso-2(imagem ilustrativa de uma parte do módulo do curso)

Além deste curso, citamos abaixo mais alguns que podem ser de seu interesse, lembrando que ao realizar seu cadastro em um dos cursos você terá acesso a todos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *