Administrando conflitos

Seja na vida ou nos negócios, é fundamental saber administrar conflitos.

Neste artigo você vai aprender a importância de administrar conflitos no âmbito empresarial. Confira!

De acordo com Chiavenatto (2002), conflito é “a existência de ideias, sentimentos, atitudes, interesses antagônicos, diferentes que colidem e que se chocam”. Se usado para algo construtivo, o conflito pode ser visto como positivo (funcional). Mas, se visto como algo destrutivo, pode ser visto como negativo (disfuncional).

Os conflitos fazem parte da evolução do ser humano. Eles possibilitam a expressão de novas ideias e diferentes pontos de vista, levando a discussões abertas sobre os mais variados assuntos. Os conflitos são fundamentais para o crescimento de qualquer sistema social, familiar, político, etc.

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Até pouco tempo, a falta de conflitos era vista como sinônimo de um bom ambiente, de competência. Muitos viam os conflitos de uma maneira negativa, associando-o à negatividade e considerando-o prejudicial ao bom relacionamento interpessoal.

Administrar conflitos é a capacidade de lidar com situações de estresse, é a escolha das estratégias mais propícias para se lidar em cada situação. Essa é uma visão positiva do conflito.

O conflito deve ser visto como um processo que se inicia na percepção e termina na escolha de uma ação positiva e adequada, em vez de ser visto como um estímulo de disputas. Há momentos em que o conflito é necessário para não entrar em um processo de estagnação.


Tipos de Conflito

Identificando os tipos de conflitos, é possível detectar qual estratégia é mais adequada para administrá-lo. Chiavenatto (2004) afirma que o conflito pode ocorrer em diferentes níveis de gravidade:

  • Conflito latente;
  • Conflito percebido;
  • Conflito sentido;
  • Conflito manifesto.

Existem autores trazem a existência de três tipos de conflitos:

  1. Conflito de emoção. Lidar com as emoções é o primeiro passo para a resolução de problemas.
  2. Conflito de necessidades. Para solucionar este tipo de conflito é preciso olhar para uma solução que possa satisfazer ambas as partes.
  3. Conflito de valores. As pessoas raramente mudam suas mentes em um conflito de valores, mas é construtivo ouvir e procurar entender o ponto de vista da outra pessoa.

Áreas de conflito e Causas de conflito

Existem duas áreas em que os conflitos podem ser divididos: Conflitos Sociais e Conflitos Tradicionais.

Veja algumas possíveis causas de conflitos:

  • Experiência de frustração de uma ou ambas as partes;
  • Diferenças de personalidade;
  • Metas diferentes;
  • Diferenças entre termos de informações e percepções.

Níveis de conflito

Um conflito pode nascer de uma diferença de opinião e pode se agravar até chegar a um nível maior de hostilidade, chamado de “conflito destrutivo”. De acordo com a importância que se dá a um conflito ele pode se agravar. Mas, se são usadas ações corretivas, o conflito pode ser resolvido.

Nascimento (2002), classificou a evolução dos conflitos em nove níveis:

  • Nível 1: Discussão.
  • Nível 2: Debate.
  • Nível 3: Façanhas.
  • Nível 4: Imagens fixas.
  • Nível 5: Loss of face ou “ficar de cara no chão”
  • Nível 6: Estratégias
  • Nível 7: Falta de humanidade
  • Nível 8: Ataque de nervos
  • Nível 9: Ataques generalizados

Os conflitos também seguem algumas etapas: diálogo; debate; discussão; disputa; desavença e ataque.

Os conflitos nas organizações podem ser de dois tipos: Hierárquicos, que são as dificuldades com a autoridade ou com os subordinados (e vive-versa) ou Pessoais (dizem respeito ao indivíduo).


Consequências do Conflito

Certos aspectos de um conflito podem ser classificados como negativos. Um conflito mal gerido terá consequências negativas. Entre as consequências negativas estão o desvio de atenção dos reais objetivos. Também quando há um desvio de energias, tempo e capacidade do que é essencial ao trabalho das pessoas; quando há ameaças ao bem-estar psicológico; quando há aumento de comportamentos hostis e agressivos.

Agora, um conflito bem gerido pode ter consequências positivas. Entre os potenciais efeitos benéficos estão: uma boa socialização; também ajudam no equilíbrio das relações de poder dentro das empresas; e estimulam a criatividade.


Estes são os princípios básicos da Administração de Conflitos e suas consequências para o mundo empresarial. Você já teve que resolver algum conflito no trabalho? Para aprofundar seus conhecimentos acerca deste tema, acesse o Curso Administrando Conflitos, na Ensino Nacional e aprenda os conceitos, classificações e consequências dos conflitos.

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